Minha história quando eu viajava pelo mundo

A história do norte-americano Albert Podell realmente merece um livro: ao longo de 50 anos, ele percorreu todos os países do mundo. A primeira viagem de uma longa jornada aconteceu em 1962, quando Podell foi para o Canadá, e o número só foi aumentando. Em 1963, foram dois países, Espanha e França, enquanto em 1965, o ano em que realmente decidiu embarcar numa viagem sem volta, ele andou por 18 países diferentes, incluindo Tailândia, Afeganistão e Índia.

Com muita determinação e persistência, finalmente realizou seu sonho, mesmo que tenha levado 5 décadas. Sua saga está descrita no livro “Around the World in 50 Years – My Adventure to Every Country on Earth” (“Volta ao Mundo em 50 Anos – Minha Aventura por Todos os Países da Terra”, em tradução livre), que conta todas as esquisitices e os fatos memoráveis de cada pedaço de chão que percorreu, um livro recheado de aventuras, desastres, vitórias, figuras fascinantes e muitas histórias. A obra-prima de Podell já está entre algumas listas de Best Sellers, como na do NY Times.

Foram, ao todo, 581 dias, quase 70 mil km percorridos durante a jornada pelos 196 países reconhecidos internacionalmente, sendo 30 deles acessados por uma expedição chamada de “Transworld Record Expedition“, a bordo de um carro 4×4.

albertpodell06

 
 

O norte-americano é formado em Relações Internacionais e ao longo da vida trabalhou como editor de revista, diretor de fotografia, diretor criativo numa agência de publicidade e já escreveu mais de 300 artigos, além do livro “Who Needs a Road?“, escrito junto com Harold Stephens.

Em entrevista recente a revista National Geographic, ele afirmou, no auge dos seus 78 anos, que os jovens não fazem muito esforço para conhecer o mundo. “Eles estão acostumados a ter o mundo literalmente na ponta dos dedos, com a Internet. Se eles querem ver como está Paris, eles têm 20 ou 30 webcams nos arredores de Paris para vê-la”.

Quando questionado sobre qual era o seu país favorito, demonstrou parte de seu nacionalismo norte-americano. “Se você realmente me pressionar, [vou responder que] meu país favorito é o EUA. Temos algumas das paisagens mais espetaculares do mundo: Glacier National Park, Mount Rainier, as trilhas de New England. Somos uma sociedade heterogênea. (…) Mas se eu tivesse que escolher outros países, eu citaria Nepal e Suíça pelo cenário. Para alimentação, Vietnã, Tailândia e França. Para cultura, França, Inglaterra, Espanha e Egito”.

albertpodellglacier

albertpodellnepal

albertpodellthaifood

albertpodell03

albertpodel

albertpodel9

albertpodel7

albertpodel6

albertpodel2

albertpodel8

albertpodel10

albertpodel5

albertpodel4

albertpodell05

albertpodell01

Artigos relacionados